Natal na Colômbia

NATAL NA COLÔMBIA

Autora: Dani Sass

Falar de Natal é falar de celebração, de reunião com a família, de demonstrar afeto através dos mais diferentes presentes. E na Colômbia não podia ser diferente! Mas com um toque especial que só eles têm: muita festa, regada à salsa e comidas típicas! O Natal na Colômbia é a festa mais esperada do ano. Não há nenhuma outra celebração tão aguardada e preparada com tanto empenho. Já em novembro, os parques, shoppings, casas e cada esquina da cidade vai se enchendo de luzes e enfeites de Natal. E para antecipar a esperada data, há ainda a “noite das velinhas”, dia 7 de dezembro, quando todos adornam suas janelas com velas coloridas, preparadas com muita criatividade pelas famílias e suas crianças. O famoso presépio ainda é a mais querida representação do Natal, mesmo que agora o Papai Noel tenha encontrado um bom espaço na celebração colombiana, influenciada pelas festas americanas, como acontece em toda a América Latina. E ainda que o cenário esteja a postos 40 dias antes da “Noche Buena”, o menino Jesus só chega à manjedoura no dia 24 de dezembro, à meia noite em ponto. E é aí que as crianças receberão seus presentes, os abraços fraternos serão trocados e começará a “rumba”!

NAVIDAD EN COLOMBIA

Hablar de Navidad es hablar de celebración, reunirse con la familia, mostrar afecto a través de los más diferentes regalos. ¡Y Colombia no podría ser diferente! Pero con un toque especial que solo ellos tienen: ¡mucha fiesta, regada a comidas típicas y salsa! La Navidad en Colombia es la fiesta más esperada del año. No hay otra celebración tan anhelada y preparada con tanto compromiso. Ya en noviembre, los parques, centros comerciales, las casas y todos los rincones de la ciudad se llenan de luces y adornos navideños. Y para anticipar tan esperada la fecha, hay la “noche de las velitas” el 7 de diciembre, cuando todos adornan sus ventanas con coloridas velas, preparadas con gran creatividad por las familias y sus hijos.

Fiesta regada a comidas típicas!

El famoso pesebre sigue siendo la representación más querida de la Navidad, aunque ahora Santa ha encontrado un buen lugar en la celebración colombiana, influenciada por las festividades estadounidenses, como sucede en toda América Latina. Y aunque el escenario está en su lugar 40 días antes de la “Noche Buena”, el niño Jesús solo llega a su cunita el 24 de diciembre, a medianoche en punto. ¡Y ahí es cuando los niños recibirán sus regalos, se cambiarán abrazos fraternales y comenzará la “rumba”!

Autora do texto: Dani Sass – Intérprete e tradutora de português e espanhol

Daniele é Tradutora e Intérprete de Espanhol desde 2011. Iniciou um curso de pós-graduação em Tradução para o Audiovisual, sendo formada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. Morou no Chile por 4 anos, além de realizar cursos e trabalhos voluntários em países como Argentina, Colômbia, China e África do Sul. Tem experiência em interpretação simultânea, consecutiva, sussurrada e de acompanhamento em eventos dos mais diversos temas. Além disso, realizou projetos de Legendagem de novelas e seriados para TV paga, vídeos institucionais e materiais de treinamento. Faz Tradução, Versão e Revisão de Textos nos idiomas Espanhol-Português-Inglês nas mais diversas áreas, especialmente em Tecnologia e Informática, devido sua experiência de 3 anos como prestadora de serviços para a Microsoft.