Por que participar de associação profissional de tradutores?

A importância de fazer parte de uma associação profissional

Acabei de receber minha carteirinha de associada da ATPIESP – Associação Profissional dos Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais do Estado de São Paulo.

Isso me levou a refletir sobre a importância de fazer parte de uma associação.

Posso classificar a importância de acordo com duas perspectivas:

Inspirar-se em ideias novas e compartilhar o novo!
  • Interna: ao fazer parte de uma associação, o profissional tem a oportunidade de receber informações atualizadas e primordiais sobre sua área e de se atualizar profissionalmente por meio de cursos, workshops e congressos. Deste modo, impulsiona seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Externa: quando um trabalhador se associa a uma entidade que o represente, seus clientes têm a percepção de que ele é um profissional atuante, interessado e atualizado. Além disso, é possível conhecer e interagir com seus colegas e observar o que eles estão realizando em termos profissionais. Isto proporciona uma reflexão profunda sobre seus procedimentos e novas estratégias para sua carreira. Ainda posso citar as ações coletivas que sua associação pode fazer para divulgar a categoria como um todo e, em especial, participar de ações de divulgação dos seus serviços.x

Há muitos anos, sou associada à ATPIESP – Associação Profissional dos Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais do Estado de São Paulo, ao SINTRA – Sindicato Nacional dos Tradutores e à ABRATES – Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes e acho relevante para minha carreira profissional fazer parte de todas elas.

Estenda sua ação, amplie seus horizontes!

Também participo de iniciativas coletivas não ligadas às associações profissionais como o Catálogo Premium de Intérpretes e Tradutores, que é uma plataforma I2B com o objetivo de aproximar tradutores e intérpretes dos seus clientes e a Escola de Tradutores que é um projeto de tradutores e revisores experientes com a missão de difundir conhecimento técnico para os iniciantes na área da Tradução.

Para resumir: participar de uma associação do seu setor é sinônimo de aperfeiçoamento contínuo, atualização profissional e estabelecimento de contatos com seus pares e clientes potenciais.

 

Para mais informações conheça nosso site e nossa profissional:

Simone Castro

Catálogo Premium de Intérpretes e Tradutores