Carnaval na Colômbia é uma festa e tanto!

Tempo de leitura: 4 minutos

Pré Carnaval de Barranquilla 2019

As festividades de Barranquilla durante o carnaval são conduzidas pela Rainha do Carnaval e o Rei Momo. Este último é escolhido no ano anterior, ainda que não seja de maneira oficial, logo após as vésperas do Ano Novo. As festividades do pré-carnaval começam com a leitura do Bando, depois que a cidade é tomada, seguida pela coroação do rei e da rainha, o desfile das crianças, o popular desfile gay e, finalmente, o Guacherna, que é um desfile noturno considerado o mais importante evento pré-carnaval. 

O Carnaval de Barranquilla 2019, História, Celebrações, Curiosidades

O Carnaval de Barranquilla é cheio de danças, alegria e diversão. Barranquilla é uma linda cidade rica em cultura, música e vida, sendo seu carnaval o segundo maior da América Latina, depois da cidade carnavalesca do Rio de Janeiro no Brasil. Um evento que atrai milhares e milhares de turistas de todo o planeta e de importância fundamental para a economia nacional. Em 2003, o Carnaval de Barranquilla recebeu o nome de “Patrimônio Oral e também Imaterial da Humanidade” da UNESCO”.

As atividades do evento envolvem toda a cidade, que é totalmente decorada, incluindo o distrito. A população se prepara durante meses com trajes coloridos, carros alegóricos e coreografias envoltas na atmosfera avassaladora que é criada. O Carnaval de Barranquilla 2019 será realizado de sábado, 2 a terça-feira, 5 de março.

O evento tem uma tradição que remonta ao século 19, quando os escravos indianos celebram a abolição da escravatura, mas também tem influência africana e europeia. Foram os espanhóis quem introduziram pela primeira vez a tradição do carnaval na Colômbia e a partir deste momento continuaram os festivais católicos misturados com liturgias indígenas criadas por escravos africanos, que encontramos em máscaras e fantasias. 

Os portugueses e espanhóis foram os que introduziram as festas carnais de origem europeia na América. As celebrações de Barranquilla, têm alguns antecedentes aos que se celebravam em Cartagena de Índias, na época da colônia, com uma celebração dos escravos, pessoas de cor negra que apareciam nas ruas tocando instrumentos típicos e com trajes especiais, cantando e dançando.

Desfile gay 

Nesse evento, membros da comunidade LGBT participam formando grupos de dança. Cerca de 12.000 pessoas desfilam pelas ruas e avenidas, desde 2002, pertencendo ao programa oficial do carnaval de Barranquilla, embora na época fosse chamado de Guacherna Gay. Sua criação é bem anterior aos anos 80, onde apenas os espetáculos eram privados em alguns lugares.

Desfile das crianças

É um desfile realizado por crianças que participam de grupos de dança da comunidade e da escola, bem como creches. Durante este desfile, você pode ver minicarros alegóricos adaptados ao tamanho dos pequenos.

La Guacherna

Este desfile noturno é considerado o mais importante de todos os eventos antes do início do carnaval. Acontece na sexta-feira antes do carnaval começar. Vários grupos folclóricos. tambores, cumbiambas e pessoas que carregam suas lanternas coloridas também participam

O Guacherna começou, não oficialmente, no século XX, em um bairro da cidade. Durante seu início, nos dias que antecederam as festas carnavalescas, as pessoas pediam para tocar guache, a fim de sinalizar o início da dança, que era acompanhada de flautas de millo e tamboras, com velas para iluminar a noite, voltando ao povo cheio de felicidade.

Carnaval no Festival de Orquestras de Barranquilla

É um grande concerto com muitos conjuntos musicais nacionais e internacionais, criado em 1966. Começa geralmente na segunda-feira à tarde e termina de manhã cedo na terça-feira. Os grupos musicais que participam deste festival concorrem ao tão desejado prémio “Congo de Oro” em várias categorias. Como regra geral, cada grupo executa apenas 3 músicas e pelo menos uma deve ser dedicada em seu conteúdo à bela cidade de Barranquilla. Esta celebração é atualmente realizada no Estádio Romelo Martinez.

La Marimonda

O único traje que foi produzido em Barranquilla é a “Marimonda“, uma figura encapuzada com nariz comprido e trajes atraentes.

BibliografíaEl Carnaval De Barranquilla 2019, Historia, Celebraciones, Curiosidades. (02 de 2019). Obtenido de https://www.carnaval-de.com/barranquilla/

(El Carnaval De Barranquilla 2019, Historia, Celebraciones, Curiosidades, 2019)

Texto traduzido porMarco Guzmán – intérprete e tradutor de espanhol, inglês, e português

Mestrado Internacional em Administração de Empresas na Foro Europeo Escuela de Negocios de Navarra, Espanha. Profissional em Línguas Modernas com ênfase em Tradução comercial e de negócios, profissional em Negócios Internacionais e Baccalauréat En Administration Des Affaires em L´Université du Québec à Chicoutimi, Canadá. Meu principal objetivo é fornecer serviços de interpretação simultânea de Conferências, tradução técnica-Juramentada e tradução do sites, com ampla experiência em temas de Negócios Internacionais, Administração, Finanças, Economia, Marketing, Literatura, Jornalismo e Saúde.

Edição: Meg Batalha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *