O país do futebol não se esquece dos surdocegos!

Tempo de leitura: 3 minutos

A iniciativa é de Renato Rodrigues e Hélio Fonseca, no vídeo vemos o Carlinhos, um brasileiro apaixonado por futebol!

Ele não enxerga e não escuta, mas está curtindo a Copa

Como alguém que não enxerga e não escuta NADA está curtindo a Copa do Mundo? Essa é a resposta! ❤

Publicado por VIX Pop Brasil em Segunda, 2 de julho de 2018

Uma pesquisa encomendada pela AMBEV, entrevistou por telefone 1.969 mil pessoas, com idade acima de 18 anos em todo o país. Os entrevistados responderam à pergunta: “Qual a maior paixão dos brasileiros?” As respostas foram espontâneas e reveladoras!

A pesquisa realizada pelo Ibope revela que a maior paixão dos brasileiros é o futebol (77%). Em segundo lugar, aparece a cerveja (35%), seguida de carnaval (30%), mulher (22%), churrasco (20%) e praia (13%).

No Brasil, em que a paixão número 1 do povo é o futebol, o brasileiro troca de cônjuge, casa ou trabalho, mas a paixão pelo futebol é eterna… não se explica, acontece. É o amor da força nacional e o amor vence tudo.

6,5 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de deficiência visual.

O historiador e professor do departamento de teoria literária da Unicamp (Campinas) Leonardo Affonso de Miranda Pereira explica que o futebol pode ser oficializado como a paixão nacional e os motivos para essa afirmação são quatro:

  1. sempre foi popular (fácil de praticar),
  2. está relacionado à diversão (nas agremiações mais populares é comum misturar futebol e carnaval),
  3. é a representação do nosso país, pois a população se identifica com os jogadores,
  4. a convicção de que o Brasil tem o melhor futebol do mundo. (pura verdade né???!).

Alguns sociólogos dizem que para conhecer uma sociedade, basta saber qual é o esporte mais popular do país. Acertaram em cheio, pois somos realmente um povo apaixonado onde os torcedores se esquecem de todos os problemas na hora do jogo. Agora, imagine se você vive nessa cultura da bola e não pode participar… se você é deficiente visual ou auditivo, como se sentir incluído nesse caldo cultural tão onipresente!? Pois é!!

Nos últimos anos, a inclusão social faz parte de nossa agenda nacional, e com a Copa da Rússia, como deixar 6,5 milhões de cidadãos sem sentir a emoção na hora do GOL!? Finalmente, essa emoção foi compartilhada com surdocegos e nada melhor do que imagens e vídeos para mostrar que a paixão pela bola está no DNA do brasileiro: quando o Brasil faz um gol, todos transbordam com plenitude e felicidade.

Renato Rodrigues se diz eternamente grato a todos que apoiaram essa iniciativa iluminada: Hélio Fonseca de AraújoBeatriz Canuto, Talita Messias, Vânia SantiagoAdauto Antonio CaramanoCarlos SantanaCarlos Junior, André Siqueira, Carlos Jorge Rodrigues, Carlos Roberto, Téia, Luciana, Cyntia entre outros amigos e amigas!!!

#SURDOCEGONACOPA2018
#AMOMUITOTUDOISSO

A repercussão foi tão grande que o Renato e seu time de craques foram convidados para o programa da Fátima Bernardes, da Globo, vale a pena assistir:

O Catálogo é a primeira plataforma de intérpretes simultâneos e tradutores a incluir intérpretes de Libras e audiodescritores, pois acreditamos que todos somam e somente juntos somos uma nação.

Conheça nossos profissionais e sinta a diferença:
AD e Libras do Catálogo

Autora: Meg Batalha – intérprete e tradutora
Revisão: Nani Peres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *